O Militante das Ordens Inicáticas


Quem é um Pedreiro Livre? É um artesão espiritual, um tijolo do Senhor dos Mundos.

sábado, 2 de junho de 2012

Um Sargento faz 45 anos.....

Se você é um fã dos Beatles, é o dia de cumprimentar o Sargento Pepper

Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band completa 45 anos

Há 45 anos os Beatles lançavam um disco que mudaria para sempre a história do rock. Cansados da gritaria das fãs que impedia até mesmo que eles se ouvissem durante os shows, o quarteto de Liverpool decidiu em agosto de 1966 nunca mais sair em turnê. No fim do mesmo ano, entraram em estúdio para gravar sua obra mais ousada, temperada com a psicodelia do fim dos anos 1960, muito experimentalismo e novas influências de cada membro da banda - George, por exemplo, tinha acabado de voltar de uma viagem à Índia onde desenvolveu sua habilidade na cítara com Ravi Shankar e Lennon havia conhecido uma artista chamada Yoko Ono durante uma exposição em Nova York.

http://youtu.be/c-wXZ5-Yxuc

O disco foi lançado em 1º de junho de 1967 com o inusitado nome "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band". Na biografia "Many Years From Now", escrita por Barry Miles, Paul McCartney explica como surgiu a ideia para o disco, durante um voo entre o Quênia (onde ele tinha ido fazer um safári), e Londres:

"Nós estávamos cansados de ser os Beatles. Nós realmente odiávamos aquele visual de quatro pequenos garotos com cabelo mop-top. Nós não éramos garotos, éramos homens. Tudo era passado, aquela coisa de meninos, a gritaria, não queríamos mais aquilo. Além disso, agora fumávamos maconha e nos víamos como artistas e não apenas intérpretes. Tudo era maior, não apenas John e eu compunhamos, George também compunha, tínhamos aparecido em filmes, John havia escrito livros, então era natural que nos tornássemos artistas".


Então, de repente, no avião eu tive essa ideia. Eu pensei, não precisamos ser nós mesmos. Vamos desenvolver alter egos para não precisarmos projetar uma imagem que conhecemos. Seria muito mais livre. Seria interessante entrar nos personagens dessa nova banda. Poderíamos dizer, 'Como outra pessoa cantaria isso? De forma mais sarcástica, talvez'.

Então tive essa ideia de dar alter egos aos Beatles simplesmente para ter uma abordagem diferente. Então quando John fosse ao microfone, ou eu, não seria John ou Paul cantando, mas os membros dessa banda. Seria um elemento liberador. Pensei que poderíamos manter essa filosofia em todo o álbum: com essa banda de alter egos, não seríamos nós fazendo o som, não seriam os Beatles, mas essa outra banda, então poderíamos perder nossas identidades.

Eu e Mal (Evans, gerente de turnê dos Beatles, que também estava nessa viagem) muitas vezes brincávamos com palavras, o que levou ao boato de que ele pensou no nome Sergeant Pepper, mas acho que foi mais algo como eu sugerindo, 'pense em nomes'. Nós estávamos comendo e havia pequenos pacotes com as letras S e P. Mal disse, 'O que isso significa, ah sal (salt) e pimenta (pepper)'. Nós brincamos com isso. Então eu disse, 'Sergeant Pepper', apenas para criar uma variação, não como se eu não tivesse entendido, mas brincando com as palavras.

"Então veio 'Lonely Hearts Club', essa é boa. Havia muitos desse tipo, uma espécie de agência de namoro. Apenas juntei os dois como você junta Dr Hook e o Medicine Show. Toda a cultura dos anos 1960 voltando aos médicos viajantes, ciganos, ecoando o século anterior na verdade. Apenas fantasiei, bem, 'Sergeant Pepper's Lonely Hearts Club Band'.

Isso já seria bem louco. Por que uma "Lonely hearts club (Clube dos corações solitários) teria uma banda? Se fosse Sergeant Pepper's British Legion Band (Banda da legião britância do sargento pimenta) faria mais sentido. A ideia era ser um pouco diferente, isso era o que todos estavam fazendo. Essa era a moda. Juntar algumas palavras que tivessem ritmo. Eu queria uma sequência desse tipo pois pensei que seria uma boa ideia no lugar de um título atrativo. As pessoas se perguntariam, 'O que?'. Nós fizemos alguns títulos com trocadilhos- Rubber Soul, Revolver - então eu queria me afastar disso."

(Uma observação aleatória: quando Sgt Peppers foi lançado, Paul McCartney e George Harrison tinham 23 anos de idade. John Lennon e Ringo Starr, 25)

Nenhum comentário: