O Militante das Ordens Inicáticas


Quem é um Pedreiro Livre? É um artesão espiritual, um tijolo do Senhor dos Mundos.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Em 2010, São Luís será a capital maçônica do Brasil!









Confrades brasileiros;

é com muito orgulho que informamos que S. Luis está prestes a se tornar a Capital Maçônica do Brasil! Durante os dias 25 a 27 de março de 2010, o Maranhão, através da M.'. R.'. Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão - GLEMA, estará sediando os seguintes eventos:
  • 181º Aniversário de fundação do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil.


  • Conferência dos Grão-Mestres da Confederação Maçônica Simbólica do Brasil – CMSB.

  • 50º Aniversário de Fundação da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão – GLEMA.










São Luis, Patrimônio Histórico da Humanidade, estará recebendo representantes das Potências Maçônicas Internacionais e de todo o território brasileiro. Você está sendo esperado!


Faça sua Inscrição AQUI:




Conheça um pouco de São Luis;



















O nome é uma homenagem ao então Rei da França, Luís XIII. São Luís foi fundada em 8 de setembro de 1612 pelos franceses Daniel de La Touche e Fraçois de Rasilly, com o objetivo de estabelecer a França Equinocial.
Nascida no mar, caracterizada como porto fluvial e marítimo, à semelhança de outras cidades brasileiras da época colonial, a capital do Maranhão desempenhou importante papel na produção econômica do Brasil Colônia durante os séculos XVII e XIX, tendo sido considerada o quarto centro exportador de algodão e arroz, depois de Salvador, Recife e Rio de Janeiro.


Conquistada e incorporada do domínio português, a cidade passaria, ainda no decorrer do século XVII, ao domínio holandês. Assim como aconteceu com os franceses, também os holandeses foram expulsos. É quando se inicia, de fato, a colonização portuguesa da antiga Upaon Açu ou Ilha Grande, segundo a denominação tupinambá para a Ilha de São Luís.
É desta época o conjunto urbanístico que compõe o Centro Histórico da capital maranhense e se constitui num dos mais representativos e ricos exemplares do traçado urbano e da tipologia arquitetônica produzidos pela colonização portuguesa. Construções em alvenaria de pedra e argamassa com óleo de peixe, serralheria e cantarias de lioz de origem européia, e madeira de lei. Os mais representativos exemplares da arquitetura de São Luís, sobrados de fachadas revestidas em azulejos portugueses.









Foi este histórico que rendeu a São Luís o reconhecimento como Patrimônio da Humanidade. O título, concedido pela UNESCO em 1997, durante o primeiro mandato da governadora Roseana Sarney, reafirma a beleza e importância de um dos maiores conjuntos de arquitetura civil de origem européia no mundo, um total de três mil e quinhentas construções, em uma área de 250 hectares.
Em 2009, no dia 10 de março, São Luís recebeu mais um título: Capital Brasileira da Cultura.
O projeto é uma realização da ONG CBC (integrante do Bureau Internacional de Capitais Culturais) e conta com o apoio institucional dos ministérios da cultura e do turismo, do Bureau Internacional de Capitais Culturais, da Discovery Channel, do SESC TV e Banco da Amazônia.


Maranhão, um Brasil de descobertas.
O Maranhão tem revelado ao mundo que, desde tempos antigos, cultiva a beleza e a tradição. Aqui, você descobre que ser Amazônia e, ao mesmo tempo, Nordeste resulta numa beleza natural com forte poder de atração.


O Maranhão é diferente porque abriga cidades históricas singulares, riquezas ecológicas, além de contar com manifestações populares, representadas pelo exuberante Tambor de Crioula e pela variedade e beleza do Bumba meu Boi.
Satisfaça a sua curiosidade, o desejo de navegar outros mundos e venha descobrir o Maranhão; faça um turismo de Aventura, Cultural, Gastronômico, Ecológico, de Lazer.











Conheça a programação:


Dia 25 de março de 2010
(Quinta feira) Manhã / Tarde
Recepção e credenciamento dos participantes.

Dia 26 de março de 2010
(Sexta feira) 10h
Reunião do Supremo Conselho do Grau 33º do R...E...A...A – Participação exclusiva de Membros Efetivos e Eméritos.
Traje: Rigor Maçônico com paramentos.

10h
Conferência dos Grão-Mestres.
Traje: Rigor Maçônico sem paramentos.

19h
Cerimônia de Abertura das Solenidades do 181º Aniversário de Fundação do Supremo Conselho e 50º Aniversário da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão.
·Recepção das autoridades
·Entrega de Comendas e mimos
·Entrega de Título de Cidadão Maranhense ao Soberano Grande Comendador
Traje: Rigor Maçônico com paramentos.

22h
Coquetel.
Traje: Rigor Maçônico com paramentos.

Dia 27 de março de 2010
(Sábado) 10h
Sessão Magna de Investidura no Grau 33º.
Traje: Rigor Maçônico com paramentos para os GGr.´. IInsp.´. Gerais 33º. Investidos com gravata, luvas, avental, faixa com jóia e barrete.

13h30
Ágape Maçônico.
Traje: Traje: Rigor Maçônico com paramentos.

21h
Apresentação Cultural.
Traje: Passeio completo.

22h
Jantar dançante de confraternização.
Traje: Passeio completo.

Dia 28 de março de 2010
(Domingo)
Despedida das Delegações.

O Evento será realizado no CENTRO DE CONVENÇÕES PEDRO NEIVA DE SANTANA
Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n – Sítio Rangedor
Altos do Calhau – São Luís – MA – Brasil

PROGRAMAÇÃO DAS CUNHADAS


Dia 25 de março de 2010
(Quinta-feira) Manhã / Tarde
Recepção dos participantes no aeroporto / rodoviária.


Dia 26 de março de 2010
(Sexta-feira)
9h às 13h
City tour com as cunhadas.
Traje: esporte.
Tarde livre

Dia 27 de março de 2010
(Sábado)
9h às 14h
Passeio orla marítima e almoço.
Traje: esporte e banho.
Local: bar e restaurante Sol Nascente Av. Litorânea - Praia do Calhau
Tarde livre

Dia 28 de março de 2010
(Domingo) Despedida das Delegações.






Nenhum comentário: