O Militante das Ordens Inicáticas


Quem é um Pedreiro Livre? É um artesão espiritual, um tijolo do Senhor dos Mundos.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Conheça um pouco do Rito SCHRÖDER


Um ótimo e enxuto texto, cifrado pelo Ir.'. Sérgio Quirino Guimarães, da ARLS Presidente Roosevelt 025 filiada à Grande Loja Maçônica do Estado de Minas Gerais, do Or.'. de Belo Horizonte - MG

O Rito SCHRÖDER


A beleza e força desse rito estão embasadas em dois aspectos: o primeiro é que o ritual visa elevar os princípios morais e éticos que devem pautar a vida do Maçom e o segundo é que foi sabiamente criado por um Irmão que estava desgostoso com as profanações feitas através de incorporações místicas, graus de cavalaria, termos ocultistas e liturgias criadas por obreiros megalomaníacos. Tudo isto descaracterizava a Maçonaria e levava a Ordem para fora do prumo.
Este Irmão chamava-se Friedrich Ulrich Ludwig SCHRÖDER, Past-Master da Loja Emanuel Zur Mainblumen (Alemanha), que em 1870 pegou o ritual 'primitivo' da Grande Loja da Inglaterra que não havia sido corrompido, e o resgatou para o saber, cultura e língua alemã.
Resumindo: o Rito Schröder trabalho com valores morais e não esotéricos, compreendendo nossos símbolos como alegorias que nos motivam aos bons costumes e não a deuses, energias e crendices.


Para os que praticam o Rito Escocês, a Sessão e a Loja podem parecer 'desfavorecidas' no sentido de estar 'faltando' algumas coisas.
Por exemplo: a maioria dos Templos do Rito Schröder ,são apenas pintados de azul (mas nada impede que haja detalhes); não há o Pavimento Mosaico; espadas; o piso é apenas em um nível e não há balaustrada separando o Or.'. do Oc.'.; não há o Altar dos Juramentos e o Livro da Lei fica junto ao Venerável Mestre; as Colunas ficam do lado de fora do Templo, a 'J' do lado esquerdo e a 'B' do lado direito de quem entra; não há os cargos de Hospitaleiro, Chanceler e Mestre de Cerimônias, que entre aspas, é exercido pelo Irmão Primeiro Diácono; o mais interessante que o Cargo de Orador só é ocupado em raras ocasiões, e à ele cabe a oratória da Loja, e não a função de guardião da lei.


Os aventais também são simples, sendo o de Aprendiz igual a maioria dos outros ritos; o de Companheiro tem abeta abaixada com emoldurada em azul e o de Mestre é semelhante, mas com a moldura azul contornando todo o avental, sem mais detalhes, usado, inclusive, pelo Venerável Mestre; a BBat.: dos GGr.’. de Comp.’. e M.’.M.’. são sempre no mesmo número do Gr.’. de Ap.’., mas em cadências diferentes!


As sessões são sempre muito bonitas pelas palavras usadas (Grande Arquiteto dos Universos), pelo 'ethos' dos Irmãos, pelo uso das luvas e chapéus (se usam cartolas), pelo tapete que estendido no início dos trabalhos, que possui símbolos que dariam uma monografia! Há toda uma ritualística para a iluminação no início e no término dos trabalhos e nunca se fecha a Loja sem antes formar a Cad.’. de U.’..


O Rito é Schröder, pronuncia-se em português CHREDER, e é em homenagem ao sobrenome do criador; quando um nome ou sobrenome transforma-se em pronome não há a tradução, nem que seja para facilitar a pronúncia. Aportuguesaram o nome de Schröder para Schroeder - logo com ele, que tanto trabalhou para que a maçonaria não sofresse adaptações.


A intenção deste pequeno artigo é vincular o ANO NOVO aos nossos fundamentos, para que renovemos nossa motivação em trabalhar pela perpetuação dos princípios da Arte Real, desejando que em 2008 não permitamos que nossos trabalhos sejam uma miscelânea de 'coisas bonitas', que no melhor ano de nossa vida, não aceitemos que liturgias estranhas ao ritual sejam incorporadas,. mas principalmente, que jamais deixemos que partes do ritual maçônico de Loja de Grau sejam usadas em atividades públicas; isto é profanação.

16 comentários:

Ricardo Veríssimo disse...

Gostaria de saber onde existem lojas do Rito no RJ para visitar. T.'.F.'.A.'.

Anônimo disse...

Gostaria de mais subsídios sobre o rito, já que minha loja trabalha nele, e os rituais são omissos em várias situações.
nelsoncarepar@certto.com.br
VM Loja Bandeirantes do Iguaçu n.3713 gob Pr.

Jose Antonio Rocha disse...

Sem de qualquer maneira menosprezar outro Rito, mas no Schroeder, sua ritualistica é simples, porém objetiva, no trabalho de cada Sessão, voce é levado a ser mensageiro da "formação humana" na vida profana.
José Antonio rocha
Vigilantes da Verdade 3398
Tubarão-SC

samuel rener disse...

Este rito eh ideal para os dias de hoje. Muito pratico e objetivo, sem deixar as particularidades da maconaria de lado.

Do Ponto de Vista do Leão disse...

Caros Irmãos:
Tenho o privilégio de ser Venerável Mestre da ARLS Egrégora Paraibana Nr. 4003/GOB.Pb, Rito de Schroeder, em Campina Grande, Pb. Nosso email é egregorapb@gmail.com e e ficamos inteiramente à disposição de quaisquer irmãos que queiram fazer intercambio de informações.
Abraço fraterno a todos.
Ademir Leão
V.M.

Anônimo disse...

Hey therе, I thіnk your sitе might be hаνing browser сοmpatibіlity issueѕ.
When I look аt your blog in Fiгеfox, it looκs fіne but ωhen opening in Internet Explοrer,
іt has some overlapping. I just wаntеd to give you
a quicκ heads up! Other then that, awеsomе blοg!



Αlsο νisit my blog pоѕt; http://132.252.182.11/frida_levy/index.php/Make_Massive_Cost_financial_savings_And_V2_Ecig
my website > www.sfgate.com

Anônimo disse...

Ηеy! Do уou know if theу maκe any plugins to help wіth
Seaгch Engine Optimization? I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not
ѕeeing very good success. If you knοω of any please ѕharе.
Many thanκs!

Here is my ωeb page ... yoomark.com

Anônimo disse...

Thanks for ѕharing уouг thoughtѕ.
I really appreсiаtе youг effοrts and I will be
waitіng for yοur next post thаnk yοu οnce
again.

Visit mу blog; www.weblearningit.com

Anônimo disse...

Today, while І was at work, mу couѕin
ѕtole my iphone and tested to see if it
can ѕurvive a 40 foot drop, juѕt ѕo she cаn be а
youtubе sensatiοn. My iPad is nοω bгoken and she hаs 83 vіeωs.
ӏ knoω thiѕ is entirеly off topic but І hаd to share іt with someοne!


My web blоg: Read More On this page

Anônimo disse...

I fоund this web sіte on gοogle aѕ well as we're happy you had coupons

my blog post; green smoke nicotine content

Anônimo disse...

Mу fгiеnds anԁ I luv these е cigѕ

My webpage vtipy.vsetko.com

Anônimo disse...

I came асrosѕ this neаt wеbsite upon faсеbook as well as ωe're happy you have discounts

Stop by my page: green smoke review

Anônimo disse...

obviously like youг wеb sitе
hoωeѵer yοu neeԁ to take a looκ at thе ѕpеlling οn seѵеrаl of уοuг
posts. Many of them are rife with sρеlling issues
and I tо find it veгy troublеsomе to tell the truth hοωeveг І will definitelу cοmе back agaіn.


Mу ωеbpage - http://www.just4friend.com/index.php?do=/profile-5579/info/

Anônimo disse...

when i absοultely luѵ thеsе types of e cіgs

my blog post - http://meetuptofuck.com/blog/4689/just-how-do-e-cigarettes-operate/

Unknown disse...

Fui iniciado no Rito escocês antigo e aceito, mas quando tive o contato com o rito schoreder me encantei e me encontrei, ele é objetivo, trabalha o humanismo e ensina ao maçom a ser uma pessoa cada vez melhor na sociedade em que está inserido.

Unknown disse...

Fui iniciado no Rito escocês antigo e aceito, mas quando tive o contato com o rito schoreder me encantei e me encontrei, ele é objetivo, trabalha o humanismo e ensina ao maçom a ser uma pessoa cada vez melhor na sociedade em que está inserido.