O Militante das Ordens Inicáticas


Quem é um Pedreiro Livre? É um artesão espiritual, um tijolo do Senhor dos Mundos.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Maçonaria e Holismo – por Martha Follain

Um ótimo texto da nossa sobrinha, a Dra. Martha Follain, que não é Iniciada ou filiada a nenhum organismo maçônico.


“A parte é diferente do todo, mas também é o mesmo que o todo. A essência é o todo e a parte”. Heráclito de Éfeso (544 a.C – 484 a.C.), filósofo grego.
Segundo Erwin Seignemartin (Past Grão-Mestre: 1912 - Ribeirão Preto - Brasil) na Conferência “Maçonaria – Sua História, Objetivos e Princípios” – 28 de setembro de 1979:
“A Maçonaria é uma Ordem Universal formada por homens de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por suas qualidades morais e intelectuais e reunidos com a finalidade de construírem uma Sociedade Humana, fundada no Amor Fraternal, na Esperança com amor à Deus, à Pátria, à Família e ao Próximo com, Tolerância, Virtude e Sabedoria e com a constante investigação da Verdade e sob a tríade Liberdade, Igualdade e Fraternidade, dentro dos princípios da Ordem, da Razão e da Justiça. Para que o mundo alcance a Felicidade Geral e a Paz Universal.


A Maçonaria é uma organização mundial de homens que, utilizando-se de formas simbólicas dos antigos construtores de templos, voluntariamente uniram-se para o propósito comum de se aperfeiçoarem na sociedade.
Admitindo em seu seio homens de caráter, sem consideração à sua raça, cor ou credo, a Maçonaria se esforça para constituir uma liga internacional de homens dedicados a viverem em paz, harmonia e afeição fraternal.”

Em cada país ou em cada estado de uma Federação, é regulada e dirigida por uma Grande Loja independente e soberana.

A Ordem é uma associação de homens livres e de bons costumes, cultivando os princípios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade. É uma entidade iniciática, filosófica, educativa e filantrópica.
É uma Instituição que promove o renascimento espiritual do homem, através de um realinhamento do sistema de sua conduta moral e ética. O iniciado na Ordem compromete-se a vencer paixões, vícios, ambições, ódios, desejos de vingança e, o que estiver oprimindo-lhe a alma.

A Instituição não é, exatamente, uma sociedade secreta, porque sua existência é conhecida, mas é iniciática: o candidato ingressa por meio de rituais, iniciado por um Mestre Maçom. A Ordem é uma sociedade “discreta”. As autoridades de vários países lhe concedem personalidade jurídica. O único segredo que existe e só se conhece por meio do ingresso na Ordem, são os meios usados pelos maçons para reconhecerem-se entre si, em qualquer parte do mundo e o modo de interpretar seus símbolos e os ensinamentos neles contidos.

Também é ciência (investigação racional ou estudo da Natureza direcionado à descoberta da Verdade), no seu aspecto mais abrangente, partindo da premissa que homem e Natureza são componentes de um único sistema. É ciência aplicada na prática, eticamente, para a evolução geral da humanidade, entendendo que a ação é decorrência do pensamento, adotando o desenvolvimento do intelecto, como via para o desenvolvimento da capacidade maior da Ordem, da Sociedade, do Planeta e do Universo. Proclama a prevalência do espírito sobre a matéria.
A Maçonaria, considerando que homem e Natureza, são componentes de um mesmo sistema, alinha-se ao conceito de Holismo.

A idéia de Holismo não é recente. Ela permeia várias concepções filosóficas ao longo de toda a evolução do pensamento humano. O Pensamento Holístico é profundamente ecológico, e de acordo com ele, o indivíduo e a Natureza não estão separados, mas formam um conjunto único, que não pode ser dissociado.
A palavra Holismo vem do grego “holos”, que significa “o todo” – a integração das partes num todo. Aparece pela primeira vez na obra “Holismo e Evolução”, de Jan Smuts, em 1921, governador britânico no sul da Índia, que assim a definiu: “A tendência da natureza a formar, através de evolução criativa, todos que são maiores que a soma de suas partes”.

Holismo é o conceito-chave do paradigma que afirma haver uma integração abrangente do Mundo e do homem. Em contraste com a experiência de uma fragmentação na ciência e na vida cotidiana, a integralidade é apresentada como um conceito filosófico-científico. A humanidade está presente no Universo como parte de um único organismo vivo, de uma rede harmoniosa de relações dinâmicas. A humanidade faz parte de uma Rede Universal (ecossistema, família) de Natureza e Mundo, e cada indivíduo deve procurar estar em harmonia com cada elemento desta rede transcendente. Quando se compreende qual é o seu papel na Natureza e no Cosmo, então compreende-se que “integralidade” e “sagrado” são uma só coisa.

A concepção do Universo como um todo harmonioso e indivisível é o enfoque central do Paradigma Holístico; e como evidencia a Teoria Holográfica, cada parte constitutiva do Universo contém informações sobre todo o Universo e, portanto, alterações nas partes afetam o todo.

Essa concepção substitui o modelo fragmentado e reducionista baseado na orientação mecanicista do paradigma newtoniano/cartesiano.
A Percepção Holística preocupa-se com o bem-estar do ser total, integrado em seu meio. Ela está baseada na suposição que corpo, mente e espírito formam uma unidade.

Por ser livre e possuir conhecimentos abrangentes, atávicos e ecléticos, a Maçonaria e seus membros buscam, nas mais diversas áreas do saber, suas verdades e experiências, resultando em uma filosofia ampla e holística.
A Maçonaria, sempre estimulou seus adeptos, a superar formas de dualismo (o número 2 – o opositor), em busca da totalidade: ser humano e Natureza, energia e matéria, corpo e espírito, etc. O Holismo é uma visão de mundo que se contrapõe à visão dualista, fragmentadora e mecanicista que despojou o ser humano da sua unidade, ao longo dos séculos. A Maçonaria propõe o simbolismo primevo da Trindade.

A Maçonaria faz o “bem”, física e moralmente. Seus adeptos unem-se em sentido fraternal – e, segundo Helena Blavatsky, em seu livro “As Origens do Ritual na Igreja e na Maçonaria”: “é a única “religião” no mundo, se consideramos o termo como derivado da palavra “religare” (ligar), pois que une todos os homens que a ela se filiam como “irmãos”, sem preocupações de raça ou fé”.
O Holismo impregna os conceitos maçônicos, desde o interesse pelo aperfeiçoamento pessoal conduzindo, necessariamente, ao da sociedade, até a busca da consciência unicista; e desde a sensibilidade ecológica até a idéia de uma “rede” global.

Holismo, basicamente, é uma atitude diante da realidade, uma forma de perceber e compreender o Mundo, onde há “permissão” para um intercâmbio dinâmico entre Ciência, Arte, Filosofia e as Tradições Espirituais.


Sendo assim, o Pensamento Holístico e Maçonaria formam um conjunto, que permeia todos os níveis de atuação individual e social do maçom; esse conjunto admite todas as religiões; admite todos os sistemas filosóficos - mas não os mescla, não os mistura (Corda de 81 Nós – todos juntos, porém, cada maçom conserva sua individualidade). Respeita o que cada um tem de importante e entende que a diversidade é aceitável e é até recomendável e essencial para a proliferação e riqueza das idéias.

Não exclui, não condena, não separa. Somente constrói pontes, estabelecendo correlações entre áreas consideradas inconciliáveis como a Ciência e o Misticismo, a Arte e a Filosofia. Considera que em cada coisa está representado o Todo e que este transcende a simples soma de suas partes (Princípio Hermético).

Martha Follain – Formação em Direito,
Neurolingüística, Hipnose, Regressão.
Terapia Floral de Bach e Aromaterapia – animais e humanos.
CRT 21524
www.floraisecia.com.br

Texto registrado na Biblioteca Nacional - Direitos Autorais.

4 comentários:

tubalcain disse...

Excelente do ponto de vista holistico, bem evidente. A minha pergunta se o olistico se equilibra no conceito de maçonaria com a filosofia holistica. Como se trata de uma escola de conhecimento, poucos adeptos despertam para completar essa formação, que também é holistica. MHA. MI* 33º REAA

Anônimo disse...

Caro Ir.*. Tubalcaim, não entendi a tua pergunta. Poderias esclarecer, melhor?
Um TFA,
C. L. Barcellos, M.*.I.*., 33 -- ARLS Fraternidade nº 3 - REAA - Or.*. de Pelotas/RS - GLMERGHS

tubalcain disse...

HOLISMO É UM MODÊLO INTEGRAL?A autora já foi iniciada? emite uma opinião quando os iniciados não conseguem entender a filosofia holistica ou mesmo a logosofia. Assim tais dissertações comparativas, começam a abrir fendas na visão integral da maçonaria, e fragmenta sua doutrina. Atualmente vivemos um momento de muita tentação, uma competição por graus, aventais e postos na hieraquia. como ficamos?MAH. SOY YO! UM MAÇOM CONVERTIDO

Anônimo disse...

Acho que deveria aprofundar mais estas teorias,pois cairam no campo da superficialidade e do banalismo como hoje são tratadas as mais variadas formas de penssmento, dando margem cada vez mais pra místicos sem conhecimento e sem argumentação lógica pra agirem com supostos conhecimentos ocultistas que nada tem a ver com a realidade tanto metafísica quanto o momentaneo, e além de que, se a maçonaria realmente estivesse comprometida com a construção de uma sociedade justa, o mundo não estaria do jeito que está , até porque quem manda nele por ora são os maçons.