Maçom Palestino é o Grão Mestre da Grande Loja Israel
Texto: Tzvi Chazan
do Blog Bucalem.blogspot.com (não Maçom)
do Blog Bucalem.blogspot.com (não Maçom)
Nadim Mansour, árabe palestino, de religião cristã ortodoxa, foi empossado em Tel Aviv como o novo Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de Israel, cargo que ocupará até o ano 2013.A Grande Loja de Israel teve já dois Grão-Mestres palestinos: Yakob Nazih, de 1933 a 1940, e Jamil Shalhoub, de 1981 a 1982.
O novo Grão-Mestre nasceu em Haifa e mudou-se para Acre aos cinco anos de idade ; foi iniciado em 1971 na Loja “Akko”, da qual seu pai foi um dos fundadores, e em 1980 tornou-se seu Venerável. Nadim Mansour é também grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito.
Atualmente, a Grande Loja de Israel tem cerca de 1.200 membros, praticantes de cinco diferentes religiões, distribuídos em 56 lojas, e trabalhando em dez idiomas: hebraico, árabe, Inglês, francês, húngaro, romeno, turco, russo, alemão e espanhol.
A presença de um maçom de origem árabe como Grão-Mestre de uma Loja Maçônica de judeus, é uma demonstração de que existe uma luz no final do túnel, e que a paz entre palestinos e judeus é possível sim! E não somente a paz, mas a fraternidade pode reinar entre árabes e judeus, como ocorre na Grande Loja de Israel.
A prova maior do compromisso dessa Grande Loja com os princípios de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” pode ser vista no Selo da mesma: a Cruz, a Lua Quarto-crescente e a Estrela de Davi estão juntas, simbolizando o Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo.
Da mesma forma, a Bíblia, o Corão e a Torah estão no Altar das Lojas, comprovando que todos os Irmãos, independente da fé professada, estão imbuídos do objetivo de trabalhar pela Felicidade da Humanidade.
É uma bela notícia. Rezo para que Homens e Mulheres do mundo inteiro raciocinem: a Religião não deve e não pode separar ninguém!
Confesso meu completo desconhecimento das regras e dos ritos da maçonaria. Não sabia, fiquei sabendo agora ao ler esse e-mail, que a Maçonaria respeita igualmente as religiões do Livro. Como seria bom que todos seguissem esse exemplo...
Um comentário:
Parabéns à Israel, que determinou que as modelos terão que ter peso tipo padronizado, em combate as doenças que modelos do mundo estão sofrendo. Saudações fraternais. Célia Vieira
Postar um comentário