O competentíssimo repórter criminal JORGE ANTONIO BARROS, que publica a coluna Repórter do Crime (leia aqui) no Jornal O Globo, traz dicas atualizadas e publicadas em Seleções de Reader's Digest no artigo "O que fazer em uma emergência", com 22 páginas dedicadas ao tema de prevenção e como lidar com crimes. Leia o trecho abaixo.
PREVENÇÃO CONTRA FURTOS E ASSALTOS
- Evite exibir objetos de valor em áreas de risco ou isoladas. Carregue cameras e computadores em mochilas ou bolsas esportivas.
- Não ande com cartões de crédito junto com a anotação da senha. Mantenha as chaves de casa longe de documentos que tenham seu endereço.
- Leve documentos e dinheiro numa bolsa presa à cintura por dentro da roupa. Esvazie os bolsos.
- Faça uma lista de tudo que tem na carteira, incluindo números que precisará ligar em caso de roubo de cartões de crédito e talões de cheque. Guarde a lista em segurança.
- Todos os crimes devem ser comunicados à polícia assim que possível. Pesquisas mostram que 80% dos roubos não são registrados, o que dificulta a ação da polícia e o controle da criminalidade.
Um dos capítulos trata exclusivamente de como lidar com "Violência potencial"
Diz o texto: "Consumo excessivo de bebidas alcóolicas, rivalidade entre torcidas organizadas e grupos de pessoas à procura de tumulto podem ser uma poderosa mistura de fatores que levam a ações violentas. se estiver nas proximidades, pode acabar no meio do tumulto. Mas, você pode usar seus conhecimentos para neutralizar esse tipo de situação e, se necessário, escapar com segurança.
PRECAUÇÕES EM GRANDES EVENTOS
Dimensionamento da situação
Você pode se encontrar em circunstâncias que levam à violência. Seja cauteloso em:
- Eventos esportivos, quando a rivalidade entre torcidas aumenta o risco de comportamento violento.
- Comícios políticos ou protestos que incitam emoções exaltadas - você pode ser tido como "inimigo".
- Lugares em que as pessoas bebem. Álcool e drogas são duas das maiores causas de violência.
- Em qualquer lugar de aglomeração - topar com um desconhecido e infringir o espaço pessoal dele podem causar problemas.
- Numa situação em que você é surpreendido por um grupo de pessoas ou gangue aparentemente ameaçadoras.
IDENTIFICANDO UM AGRESSOR
Repare na linguagem corporal da pessoal. Muitas vezes você pode identificar um agressor ates mesmo que ele tenha chance de confrontá-lo. Atente para:
- Excessivo contato visual e invasão de seu espaço pessoal.
- Dentes trincados, com cabeça e mandíbula inclinadas para a frente; punhos cerrados.
- Aumento no tom de voz e linguajar desafiador ou insultante.
- Sinais óbvios de excesso de álcool e drogas na aparência ou no comportamento da pessoa ou presença evidente de drogas e álcool."
Nenhum comentário:
Postar um comentário