O Militante das Ordens Inicáticas


Quem é um Pedreiro Livre? É um artesão espiritual, um tijolo do Senhor dos Mundos.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Dicas para TUDO!

Dicas para as unhas

Materiais: removedor de esmaltes; base para unhas; esmalte; palito para retirar os cantos de esmalte; algodão; óleo secante. Retire todo o resíduo de esmalte que estiver nas unhas. Passe a base e o esmalte. À medida que o fizer, tire o excesso que fica nos cantos com a ajuda de um palito (existem palitos especiais para isso, encontrados em farmácias). Utilize quantas mãos de esmalte quiser, sempre repetindo esse procedimento. Para retirar o esmalte que ficou na pele, aproveite uma dica preciosa de Fique Linda: passando o óleo secante em todo lugar que tiver esmalte antes, ele amolece e sai com mais facilidade. Então, é só enrolar um pouco de algodão no palito, embebê-lo no removedor de esmaltes e tirar os restos.

REPOUSO
Se você tem o tipo de unha que quebra sempre, elas merecem repouso, isto quer dizer uma semana sem esmalte. E se lembre de usar sempre um hidratante. Para manter, use jojoba ou óleo de abacate para fazer massagens, tb na cutícula.

UNHAS AMARELADAS
Se por algum motivo você tem as unhas amareladas, use suco de limão. Corte um limão a metade e afunde seu dedinho dentro. Elas voltarão a ser rosinhas! Não ao esmalte escuro (além de brega e vulgar ajuda a amarelar a unha). Cigarro então... tenha muito cuidado, é o pior inimigo das unhas a das mãos, alem do pulmão claro!

CREME PARA FORTALECER
01 colher de sopa de cavalinha fresca, 04 colheres de sopa de água, 01 colher de chá de manteiga de cacau, 01 colher de chá de lanolina.

Modo de Preparo: cozinhe a cavalinha na água, até ferver; separadamente misture a lanolina com a manteiga de cacau, em banho-maria, acrescentando a infusão de cavalinha. Misture até formar um creme. Aplique o creme,massageando.

FORTALECER
Para fortalecer unhas quebradiças, rachadas e fracas: coloque 30 g de cravo em 200 ml de óleo de oliva, cozinhe durante 3 horas em banho-maria. Coe. Massageie as unhas com o óleo de cravo durante 10 dias.


Outras dicas

1 - Colarinhos de camisas sociais limpinhos e duráveis? Antes de colocar para lavar, use shampoo nos colarinhos, deixe alguns minutos. A sujeira sairá totalmente e o desgaste natural será menor.

2 - Quer batatas fritas crocantes e sequinhas?

* Coloque óleo suficiente na panela de pressão.
* Deixe esquentar.
* Coloque as batatas.
* Coloque a tampa sem a válvula.
* Deixe por 20 minutos + ou -.
* Você perceberá que o óleo fica limpinho, gasta-se pouquíssimo, as batatas ficam crocantes e não encharca.

3 - Antes de fritar a banana, passe-a na farinha de trigo. Assim ela não ficará encharcada na gordura.

4- A massa de panqueca ficará mais leve se você colocar um pouco de cerveja nela.

5- Requeijão caseiro: 2 litros de leite, 1 xicara de vinagre branco, 1 colher de manteiga e sal a gosto.

* Coloque o leite numa panela, quando começar a ferver coloque o vinagre e mexa. Desligue o fogo, escorra o soro, coloque a massinha no liquidificador, coloque a manteiga e adicione sal. Bata até virar um creme!

6 - Zíper emperrado? Esfregue sobre ele (perto da alça) um sabonete novo e seco. Passe um lápis preto comum (nº 2, riscando para baixo e para cima, forçando em seguida o gancho para frente e para trás, até que comece a correr.

7 - As pilhas gastas e velhas ainda podem ser reaproveitadas por mais algum tempo. Basta fervê-las com água. A fervura funciona como carga nova. (Não testei).

8 - Não precisa usar lâmina nova cada vez que se depilar. A gilete se conservará afiada se, logo após o uso, for lavada e guardada imersa em um recipiente com álcool. (Estou testando)

9 - Tire o cheiro desagradável dos cinzeiros, lavando-os com água e vinagre.

10 - As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos.

11 - Antes de fazer churrasco, deixe a carne por algum tempo num molho com sal grosso, Coca-Cola e caldo de laranja e de limão. O churrasco ficará mais macio e gostoso.

12 - O bolo de chocolate não ficará ressecado, se você acrescentar à massa uma ou meia maçã ralada ou, se preferir, uma colher de café bem forte.

13 - Para o frango frito ficar dourado e sequinho, sem grudar na panela, coloque uma colher de sopa de maizena no óleo de fritura bem quente.

14 - Para tirar o cheiro forte da geladeira ou de vasilhames plásticos, é só lavá-los com bicarbonato de sódio diluído em um pouco de água. No caso dos vasilhames, deixe-os mergulhados nessa solução por algum tempo.

15 - Para tirar o queimado do fundo da panela, leve a ferver um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio.

16 - Torne o detergente mais eficiente, dissolvendo algumas gotas de vinagre. Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.

17 - Para perfumar a cozinha depois de usá-la, coloque num recipiente (borrifador) álcool e cravo da índia, e deixe descansar por alguns dias. Depois, é só usar. Além de perfumar o ambiente, afasta as moscas.

18 - Para tirar as manchas amareladas da panela depois de uma fritura, ensaboe a parte amarelada e deixe esquentar. Depois, passe uma palha de aço enquanto a panela estiver quente. (Testado e aprovado).

19 - Para dar um sabor especial às batatas fritas, coloque duas rodelas de cebola um pouco antes de tirá-las do fogo.

20 - Coloque os dentes de alho descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha. Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser utilizado depois como molho para saladas.* Testado e aprovado.

21 - O peixe assado não grudará na fôrma e nem perderá o sabor, se você forrar a assadeira com fatias de batata crua. (Testado).

22 - O purê de batatas ficará mais saboroso se você substituir o leite por creme de leite.

23 - Para dar um aroma agradável ao vinagre, coloque no frasco algumas folha de manjericão ou alecrim e depois tampe bem.

24 - Quando você cozinhar beterrabas, aproveite essa mesma água no cozimento do feijão. O sabor ficará especial. (Testado. Vale para as crianças que não gostam e não comem beterraba).

25- Para engrossar o feijão que ficou aguado, acrescente uma mistura de água e maizena.

26- Quando preparar omeletes ou suflês, adicione uma pitada de fermento em pó aos ovos batidos. Assim, eles renderão muito mais. (Eu coloco também um pouquinho de leite).

27 - Se a cozinha estiver com cheiro forte de fritura, encha um copo com vinagre e coloque-o sobre a geladeira ou armário.

28 - Retire a maionese que sobrou no fundo do vidro espremendo o suco de meio limão. A mistura dará um ótimo molho para saladas.

29 - Para que a lingüiça fique deliciosa, ferva antes em um pouco de água. Quando a água secar, deixe que ela frite na própria gordura, sem acrescentar óleo.

30 - Um truque para que a fritura fique bem sequinha: antes de levar a gordura ao fogo acrescente uma colherinha de álcool. Mas, lembre-se que a gordura deve estar fria, para evitar que o fogo se forme na frigideira!

31 - Para que não respingue gordura na fritura dos bifes, ponha um pouco de óleo na carne na hora de temperá-la. Depois coloque-a numa panela e não use mais o óleo.

32 - Os ovos fritos ficarão com as claras bem brancas e sem beiradas esturricadas se, logo após terem sido colocados na frigideira, receberem uma ligeira borrifada de água fria.

33 - Purê de batata requentado: adicione um pouco de leite e bata vigorosamente com uma colher de pau

34 - O arroz ficará mais gostoso se depois de pronto você colocar um pedaço de manteiga e misturar com um garfo.

35 - Para que a omelete não grude no fundo da frigideira, esfregue sal no local antes de colocar a mistura.

36 - Um pouquinho de pimenta-do-reino no queijo ralado dará um toque especial à macarronada.

37 - Para limpar o forno de microondas, coloque uma vasilha com água e ligue no forno por 2 minutos. E então, passe um pano ou papel toalha e seque em seguida.

38- Dê um sabor especial ao vinagre colocando na garrafa uma azeitona.

39 - Para tirar qualquer odor do microondas, limpe seu interior com um pano embebido numa solução de bicarbonato e água morna.

40 - Frite os bifes na margarina, em vez de óleo. Eles não encolherão e ficarão bem mais macios.

41 - Descasque o alho com facilidade, levando-o ao microondas por 10 segundos num recipiente com um pouco de água. (Esta eu não conhecia. Coloco na geladeira com água e descasco depois).

42 - Para guardar os ovos, coloque-os com a parte mais pontuda para baixo, nesta posição eles duram mais.

43 - Se você quiser que o peixe congelado fique com sabor de peixe fresco, descongele-o diretamente no leite.

44 - Para evitar que o açúcar fique empedrado, coloque dentro do recipiente algumas bolachas salgadas.

45- Se guardar na geladeira metade da cebola, evite que ela resseque passando sobre o corte um pouco de manteiga.

46 - Faça um tempero caseiro: você precisará de 2 maços de cheiro-verde, 6 dentes de alho e ½ kg de sal. Misture tudo no liquidificador e bata por alguns segundos. Coloque em um vidro esterilizado e totalmente seco.

47- O abacaxi é indicado como a melhor sobremesa para churrascos. A fruta contém uma substância digestiva chamada bromelina que facilita o processamento da carne pelo estômago.

48 - Para limpar verduras, mergulhe-as em água com um pouco de sal e vinagre. Os bichinhos subirão à superfície da água, possibilitando que sejam catados e jogados fora.

49 - A maçã é uma fruta que tem tudo a ver com a culinária. Ela é um excelente acompanhamento para assados. Além disso, a casca serve para fazer chás e pode ser acrescentada ao mate gelado para realçar o sabor. Inclusive, o chá é indicado para inflamações na bexiga. Mas lembre-se, para que a maçã descascada ou cortada não escureça, deixe de molho em água salgada.

50 - Pó de café mantém o sabor por mais tempo se for guardado num recipiente bem fechado, dentro da geladeira.

51 - Nunca guarde condimentos perto do fogão, pois eles perderão a cor e o sabor. Para que os condimentos continuem sempre frescos, guarde na geladeira.

52 - Para tirar cheiro de alho e cebola das mãos, guarde sempre na geladeira um pouco de pó de café usado. Ele é excelente. (Ou esfregue uma peça em aço inox nas mãos).

53 - Para o arroz ficar mais solto e saboroso: pingue algumas gotas de limão deitadas no arroz, enquanto está sendo cozido.

53 - Para amaciar uma peça de carne deixe-a por algumas horas numa mistura de azeite e vinagre.

55 - Para retirar mais facilmente a pele da beterraba, retire-a da água fervente e mergulhe imediatamente num recipiente com água fria.

56 - Para descascar os ovos cozidos mais facilmente, tire-os da água quente e coloque-os imediatamente na água fria. Quebre então as cascas e role os ovos entre as mãos começando pela parte mais larga, até soltar toda a casca.

57 - Para evitar que se forme mofo na lata de extrato de tomate guarde o que sobrar na geladeira, em vasilha de louça ou vidro, tendo o cuidado de cobrir com um pouco de azeite ou óleo.

58 - Para a feijoada ficar mais leve, quando estiver pronta, acrescente um copo de caldo de laranja.

59 - Para descascar ovos de codornas depois de cozidos, pegue uma tesoura e faça um corte do lado mais chato (mais gordo) do ovo, onde fica a bolsa de ar. Assim a casca sairá com mais facilidade e o ovo não vai ficar machucado.

60 - Não jogue fora a casca da batata. Frite em óleo quente, tempere com sal e sirva como aperitivo.

61 - Não use margarina para untar forma pois, por conter água na sua composição, quando aquecida faz ressecar e grudar a massa na forma, prefira a manteiga ou óleo.

62 - Para o inox ficar mais brilhante lave a peça com sabão em pó.

63 - Limpando o fogão. Muitos produtos são vendidos para a limpeza do fogão. Uma solução caseira que também é muito eficaz é misturar água morna com bicarbonato de sódio. Você logo vai notar a diferença.

64 - Experimente colocar um tomate no feijão que vai cozinhar. Além de engrossar o caldo, fica mais saboroso.

65 - Antes de colocar rodelas de cebola na salada, deixe-as de molho por 15 minutos na água. Além de mais saborosas elas perderão aquele gosto forte.

66 - Suco de casca de abacaxi: Lave-o bem antes de cortar. Coloque as cascas em uma vasilha com 1 litro de água e deixe quieto por 24 horas. (Após este tempo, basta coar e adoçar a gosto).

67 - Para recuperar o queijo que ficou duro, é só deixá-lo de molho no leite de um dia para o outro.

68 - Para tirar o excesso de sal do bacalhau, ferva-o com uma colher de sobremesa de farinha de trigo. A farinha absorverá todo o sal. E para o bacalhau ficar macio e mais gostoso, depois de tirar o sal coloque-o de molho em leite.

69- Para tirar o cheiro e a cor escura de carnes é só deixar de molho no suco de limão antes de preparar.


Conheça um pouco de carnes

A - Coxão duro

B - Patinho

C - Picanha

D - Alcatra

E - Maminha

F - Coxão mole

G - Contrafilé

I - Filé mignon

J - Filé de costela

1 - Aba de filé - Peça de pouca utilização, pois é bastante rija e cheia de nervos. Normalmente, os açougues colocam-na à venda já moída.

2 - Capa de filé - De textura desigual, coberta por uma espessa camada de gordura e de carne identificada por uma grossa cartilagem que divide a peça. É indicada para pratos com molho, de cozimento mais longo, para ensopados e picadinhos.


3 - Ponta de agulha - É a carne que reveste as costelas do boi. Esses músculos são constantemente exigidos no trabalho de respiração do animal. Por isso são bastantes duros e dotados de fibras grossas e compridas. Seu uso ideal é em ensopados, cozidos e sopas.

4 - Fraldinha - Corte pequeno, próximo do traseiro; por ser menos requisitado em termos de trabalho muscular, sua carne não é tão rija. As fibras são uniformes, o que facilita o corte em preparações como bifes de panela, ensopados e cozidos.

5 - Cupim - Peça característica do gado zebu, conhecida em todo país pela sua utilização no churrasco. É rica em gordura entre as fibras, suculenta e de sabor típico. Excelente também para assados ou carnes de panela.

6 - Rabo - Parte adequada para cozimento lento, como ensopados ou carnes de panela. Pode ser preparada em pedaços - separando-se as vértebras individualmente - ou numa só peça. Quando preparada com osso, o molho se torna mais saboroso e encorpado.

7 - Acém - É o maior pedaço dianteiro. A carne é macia, bem marmorizada - o que possibilita cozimento longo sem ressecamento - e presta-se a muitas variações, como ensopados, picadinhos, cozidos, bifes de panela e carnes de panela recheadas e com molho.

8 - Braço - Também chamado de “pá”ou “paleta”. Embora mais musculosa que o acém, tem gordura e nervos suficientes para assegurar-lhe o sabor. Divide-se em três partes: o miolo do braço, a parte central e o peixinho. O braço permite a preparação de grande número de pratos.

9 - Peito -
Por sua espessura, largura e formato, é a melhor peça do dianteiro para fazer carne recheada enrolada. Além disso, a gordura superficial evita o seu ressecamento durante o tempo de cozimento. É facilmente identificável pelo seu formato especial.

10 - Pescoço - Continuação do peito, tem duas vantagens: o preço - é um dos cortes mais baratos do dianteiro - e as fibras bem irrigadas de gordura. Presta-se a preparações que exijam bons molhos, e dá ótimos resultados em ensopados, cozidos, picadinhos e carnes de panela.

11 - Músculo - Peça de musculatura desenvolvida, saborosa e ideal no preparo de molhos, ensopados, carnes de panela e sopas. Ossobuco É o músculo com o osso - no interior do qual se encontra o tutano, cortado em fatias de 3 cm.


Como conservar o couro

Se você tem uma peça de couro em sua casa precisará tratar bem dela durante o verão. Tire-a de 15 em 15 dias para arejar fora do armário e longe do sol. Para amaciá-la você deve usar um hidratante próprio, encontrado em lojas de materiais para couro e ir passando com algodão em toda a peça. Deixe secar por 2 ou 3 dias antes de guardá-lo. Não use o seu hidratante pessoal. Existe também um shampoo especial para limpar a sujeira do uso. Umedeça um algodão no shampoo e vá esfregando na peça de couro. Deixe secar à sombra por 2 ou 3 dias antes de guardá-lo.

Caso a peça já esteja manchada de mofo só devemos escová-lo e nada mais. O mofo deixará uma marca que só será removida em lavanderias especializadas. Nunca use café ou qualquer outro produto para remover a mancha, apenas limpe com a escova .

Lembre-se que uma peça de couro é cara e deve ser tratada como tal.

O mofo na verdade é um fungo que mesmo tentando limpá-lo ele continua atacando. Só uma limpeza própria em casas especializadas poderá eliminá-lo. Eles usam um método de matar o fungo com calor e recobrem a mancha.

Nunca guarde seu casaco de couro, após vestí-lo, sem antes colocá-lo para arejar na sombra.

Mantenha-o guardado no armário com uma capa de TNT, pois a de plástico mantém a umidade.

Quem cuida tem.


Arroz

1. Arroz sem sal (Testado)
Se você esqueceu de colocar sal no arroz e se notou depois que está seco, dissolva sal em meio copo de água e jogue por cima do arroz, voltando ao fogo.

2. Para requentar o arroz (Testado)
Antes de começar a esquentar, derrame um pouco de água fervente. Coloque a panela em banho-maria durante 10 minutos, mexendo lentamente.

3. Para tirar o cheiro e o gosto de queimado do arroz
Coloque a panela destampada em cima de uma toalha molhada.

4. Para um rápido cozimento, faça o arroz na panela de pressão (Testado)
Quando a panela começar a chiar, deixe no fogo de 3 a 5 minutos. Espere esfriar um pouco para abrir.


Diversas

1. Banho-maria
Para que a temperatura fique mais elevada, coloque na água um pouco de bicarbonato de sódio.

2. Suflê que não “murcha”
Para que o suflê não murche, certifique-se que o forno está bem quente antes de colocar o preparado e não abra o forno antes de estar pronto.

3. Conservar pão
Guarde-o num local seco dentro de um saco de tecido leve e arejado. Você poderá conservar ainda por mais tempo se colocar também dentro do saco um talo de aipo ou uma batata crua com casca (depois de muito bem lavada e seca).

4. Aproveitando sobras de pão
Guarde as sobras de pão para acompanhar sopas e saladas. Corte-as em cubinhos e frite em alho e óleo, salpicando sal. Ponha-os para secar num papel absorvente e guarde em um recipiente bem fechado.

5. Quando o forno está aquecido demais
Ponha uma panela de ferro com água fria dentro do forno.

6. Leia toda a receita
Nunca comece a fazer um prato sem, antes, ler a receita até o fim. Siga as instruções à risca, sem esquecer o tempo estipulado para o preparo.

7. Escolha o recipiente certo
Panela ou fôrma muito pequenas dão prejuízo pois derramam a comida. Grandes, prejudicam a consistência ou aparência. Use o tamanho indicado ou veja a que melhor se adapta às quantidades indicadas.

8. Meça com cuidado
Siga as medidas meticulosamente.

9. Não substitua ingredientes
Temperos e especiarias podem mudar, à gosto de cada um. Mas não mude os ingredientes importantes, nem as quantidades de farinha, açúcar, líquidos ou gordura.

10. Ingredientes à mão
Tenha todos os ingredientes à mão. Suspender a preparação para procurar determinado componente pode prejudicar o prato.

11. Não experimente com visitas
Receita nova se experimenta em família.

12. Não esqueça de experimentar a comida
Não deixe de experimentar o prato durante ou após o seu preparo. Nada mais desagradável que perceber, depois de tê-lo servido, que o prato ficou sem sal.

13. Duplicar a receita
Evite duplicar ou dividir uma receita. As quantidades foram previstas e, se alteradas, podem modificar o resultado final. Se precisar, faça duas vezes a mesma receita.

14. Cozinhar sem perder nutrientes
Os legumes devem ser cozidos, de preferência com casca para conservarem suas vitaminas.

15. Azeitonas nos recheios
As azeitonas só devem ser colocadas nos recheios por último, pois, se ferverem muito, deixarão um sabor amargo.

16. Formigas em casa?
Se tiver formigas em casa, guarde o açucareiro em cima da geladeira, pois as formigas fogem do frio.

17. Para espantar as formigas da cozinha
Espalhe um pouco de sal ou talco nos cantos onde elas aparecem. Você pode usar, também, cascas de pepino.

18. Cristais sem brilho (Testado)
Depois de lavados e secos, mergulhe-os no álcool e deixe-os secar naturalmente.

19. Para abrir a garrafa de vinho sem abridor
Faça água quente correr pelo gargalo da garrafa. O calor expande o vidro, fazendo com que a rolha pule fora.

20. Para que o azeite não fique rançoso
Coloque um pouco de açúcar no recipiente em que ele é guardado.

21. Para obter um excelente adubo para as suas plantas
Bata no liquidificador as cascas das batatas.

22. Temperatura do óleo (Testado)
Jogue um palito de fósforo no óleo, quando ele acender é porque o óleo está pronto para a fritura.


Dicas de Limpeza

1. Limpar peixe - Ao limpar o peixe, retire as vísceras e lave a parte interna da barriga mergulhando-o rapidamente numa bacia com água e sal. No verão, aconselha-se lavar com água gelada.

2. Marcas de batom - Raspe o local com uma faca. Depois umedeça um pano limpo com solvente para limpeza a seco e esfregue a mancha.

3. Utilize sempre vinagre (Testado) - O vinagre é o melhor anti-bactericida que existe. Você pode limpar vários eletrodomésticos, como geladeira e máquina de lavar louças.

4. Para limpar panelas queimadas - Para tirar o queimado do fundo da panela, ferver um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio dentro da própria panela.

5. Tabuleiros de forno sujos (Testado) - Limpe rapidamente com um pano ou um pedaço de papel e, se a sujeira já estiver seca, aqueça ligeiramente o tabuleiro para a carbonizar. Nunca utilize produtos abrasivos, para não riscar o revestimento do tabuleiro.

6. Manchas de gordura em tecidos (Testado) - Para retirar manchas de gordura de tecidos coloque talco, espere um tempo e escove. Ou coloque a mancha entre papel grosso e passe com o ferro quente.

7. Manchas de gordura (Testado) - Para tirar manchas de gordura você precisa limpar a parte manchada com detergente de lavar louça ou lavar com sabonete a parte engordurada.

8. Manteiga (ou outra gordura) no sofá - Elimine os resíduos de gordura com talco e, se não resultar, tente de novo com um pano umedecido em água com amoníaco.

9. Panelas com cheiro - Para tirar o cheiro forte que ficou na panela onde cozinhou o peixe, ferva na panela água com folhas de chá já usadas.

10. Cheiros fortes na geladeira - Para tirar cheiros fortes da geladeira, utilize cascas de ovos, pois por serem porosas, as cascas absorvem com facilidade os cheiros.

11. Mau cheiro na geladeira - Coloque dentro da geladeira uma vasilha cheia de leite. O cheiro desaparece.

12. Limpar geladeira vasilhames de plástico - Para tirar o cheiro forte na geladeira ou de vasilhames de plástico, lave-os com bicarbonato de sódio diluído num pouco de água. No caso dos vasilhames, deixe-os mergulhados nessa solução durante algum tempo.

13. Eliminar gordura ou sabor a ranço no filtro das cafeteiras - Coloque sal e depois água fervendo.

14. Plástico derretido na torradeira ou em outro eletrodoméstico - Use gasolina para isqueiro ou acetona.

15. Cheiro de alho nas mãos I (Testado) - Após descascar os alhos, passe sal grosso pelas mãos (ainda sem molhar), em seguida lave as mãos normalmente ou esfregue algo inox em suas mãos.

16. Cheiro de alho nas mãos II - Para tirar o cheiro do alho das mãos coloque os dedos debaixo de uma torneira com um fio de água mexendo numa faca inox.

17. Cheiro de alho nas mãos III - Esfregue as mãos com pó de café (fresco, usado ou mesmo café solúvel) e lave-as em seguida normalmente.

18. Cheiro de alho nas mãos IV - Lave as mãos com limão, e em seguida lave-as normalmente.

19. Cheiro de alho nas mãos V - Para tirar o cheiro do alho das mãos, basta deixá-las aproximadamente 1 minuto debaixo da água corrente, sem esfregá-las. Depois, seque delicadamente com um pano seco.

20. Cheiro de alho nas mãos VI - Para tirar o cheiro a alho das mãos, experimente lavá-las esfregando folhas de salsinha.

21. Cheiro de bacalhau nas mãos (Testado) - Para eliminar o cheiro de bacalhau das mãos esfregue gotas de vinagre ou de limão. Depois passe as mãos na água morna.

22. Cheiro de sardinha assada nas mãos - Esfregue as mãos com vinho tinto e em seguida lave-as com água morna e sabão.

23. Talheres de prata sujos de ovo - Para tirar os vestígios de ovo dos talheres de prata, esfregue-os com batata cozida ou com metade de um limão.

24. Acabar com cheiro de fritura - Acrescente um ramo de salsa logo que o óleo comece a aquecer.

25. Mau cheiro em casa I (Testado) - Asse cascas de laranja ou de limão. Em pouco tempo terá um ambiente perfumado.

26. Mau cheiro em casa II - Suspenda uma esponja molhada numa divisão da casa, pois esta encarrega-se de absorver os cheiros indesejados.

27. Geladeira com cheiros - Coloque dentro dela um pires com pó de café.

28. Tirar mancha da pia (Testado) - Para as pias de aço inoxidável tire as manchas passando um pano com álcool.

29. Inox mais brilhoso (Testado) - Para o inox, inclusive tampo de fogâo e pias ficar mais brilhoso lave com sabão em pó.

30. Eliminar moscas na cozinha - Coloque um vaso com água e ramos de manjericão.


Sobre Ovos

1. Para bater claras em neve mais depressa (Testado) - Antes de bater as claras junte uma pitada de sal.

2. Guardar gemas - Para guardar sobras de gemas conserve-as numa tigela, totalmente cobertas com água filtrada e na geladeira.

3. Separar as gemas das claras - É mais fácil separar as gemas das claras quando os ovos estão gelados.

4. Ovos estrelados - Antes fritar ovos, acrescente um pouco de farinha ao óleo para evitar que ele espirre.

5. Para que a casca do ovo cozido saia com facilidade (Testado) - Coloque-o debaixo de água fria logo a seguir de o tirar da água quente.

6. Ovos cozidos I - Se quiser que os ovos cozidos tenham a gema bem no meio da clara, retire-os da geladeira uma hora antes de cozinhar. Depois coloque-os num recipiente com água fria e deixe ferver durante 10 minutos. Retire os ovos da água e coloque-os em água fria durante 5 minutos, para que refresquem antes de serem descascados.

7. Ovos cozidos II - Para que os ovos cozidos não se tornem secos ou com uma consistência de borracha, devem ser sempre cozidos em temperatura média ou baixa.

8. Para que o ovo não rebente durante o cozimento (Testado) - Coloque na água duas gotas de vinagre.

9. Retirar fragmentos de gema, que caíram acidentalmente nas claras - Use a própria casca do ovo, aproximando-a dos fragmentos. Os mesmos serão atraídos para dentro dela, deixando assim as claras limpas.

10.Separar facilmente a clara da gema - Quebre a casca e deposite o conteúdo sobre os dedos entreabertos da sua mão - a gema fica e a clara cai.

11.Ovos estragados ou não? - Coloque-o num copo com água e sal, se boiar jogue fora porque está estragado, e se permanecer no fundo está bom para consumo.

12.Aproveitar maionese talhada - Quando a maionese talhar, inicie o processo outra vez: retire a maionese talhada do copo, coloque um ovo, um pouco mais de sal e vinagre e vá acrescentando a maionese talhada aos poucos. Ela voltará à consistência desejada e você não perderá nada.

13.Ovos quentes e cozidos - Para esquentar ovos, moles, conte o tempo depois da fervura: 3 minutos. Se quiser cozinhar ovos duros, conte 10 minutos a partir da fervura. A água em que cozinhou os ovos, é ótima para regar plantas. Use-a depois de fria.

14.Omeletes mais leves (Testado) - Para a omelete ficar mais leve, não a bata muito, junte uma pitada de açúcar aos ovos, juntamente com uma colher de sopa de leite ou água morna.

15.Cortando ovos cozidos (Testado) - Quando for cortar ovos cozidos sem a máquina especial, mergulhe a faca em água fervente. Assim a gema não vai esfarelar.

16.Na hora de juntar os ovos aos ingredientes de uma receita - Quebre um a um numa xícara à parte. Assim, você evita que um ovo que não esteja fresco estrague o resto.


Dicas sobre Sal

1. Comida salgada - Quando a comida estiver salgada, experimente adicionar um pouco de açúcar. O sabor do sal diminui.

2. Evite o sal a mais na comida - Coloque batatas junto da sopa ou do refogado. Quando as batatas estiverem cozidas tire-as e sirva como acompanhamento.


E os Legumes e Verduras?

1. Tornar os legumes cozidos mais verdes - Para tornar mais verdes alguns legumes, junte uma colher de chá de açúcar à água do cozimento. Faz o mesmo efeito que bicarbonato de sódio e não altera a qualidade dos alimentos.

2. Manter o verde natural do espinafre (Testado) - Para preservar o verde natural do espinafre, logo após o cozimento, mergulhe-o em água fria.

3. Para acentuar a cor da beterraba - Adicione 2 ou 3 colheres de sopa de vinagre à água de cozimento.

4. Conservar alface I - Para conservar a alface bem fresquinha, guarde-a na geladeira dentro de um saco plástico bem fechado. Assim ela dura até 5 dias.

5. Conservar alface II - Lave a alface apenas quando a for preparar, e guarde-a na geladeira sem lavar.

6. Alface - As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito de seu valor nutritivo. Deixe as folhas inteiras ou rasgue-as com as mãos.

7. Conservação da alface ou salsa na geladeira - Enrole a verdura (não lavada) em papel toalha e coloque-o num saco plástico fechado. Dura mais de uma semana.

8. Salsa fresca todo o ano - Corte a salsa e coloque-a num pote de plástico no congelador. A salsa dura o ano todo, sem melar.

9. Salsa fresca durante 2 a 3 semanas - Lave a salsa muito bem, escorra-a e coloque-a na geladeira dentro de um frasco de vidro com tampa.

10. Maneiras de pelar pimentões (Testado) - Coloque cerca de 3 cm de óleo em uma frigideira, aquecendo-a bem (até quase o ponto de soltar fumaça). Faça um corte na lateral do pimentão para que não estoure. Coloque o pimentão no óleo quente e deixe fritar por alguns segundos, até o pimentão atingir uma coloração bege e a pele se tornar transparente. Vire-o e repita o operação do outro lado. Retire o pimentão, deixe-o esfriar sobre papel absorvente e então retire a casca sob água corrente. Coloque os pimentões em uma forma e leve ao forno quente até que a pele esteja transparente. Deixe esfriar e descasque. Espete um garfo no pimentão e mantenha-o sobre a chama, queimando-o até que a pele se solte. Deixe esfriar e retire a casca sob água corrente.

11. Secando a baba do quiabo (Testado) -Para diminuir a baba do quiabo, coloque algumas gotas de limão ou adicione uns pedacinhos de tomate.

12. A cor das beterrabas - Quando cozinhar beterrabas, junte um pouco de açúcar.

13. Repolho roxo - Repolho roxo fica mais gostoso se levar um pouquinho de vinagre e uma pitada de açúcar.

14. Salada de repolho mais digestiva (Testado) - O repolho picado fino ficará melhor e mais digestivo na salada se você deixá-lo de molho por meia hora em água fria e sal.

15. Limpando a couve-flor (Testado) - Para eliminar os bichinhos que se escondem nas flores da couve-flor e do brócolis, deixe-os de molho por 15 minutos em água e sal.

16. Vargens verdes - Para as vagens ficarem verdinhas, junte uma colher de café de açúcar, quando estiverem cozinhando, sem tampar.

17. Descascar cenouras - Evite descascar a cenoura e outros legumes, pois a maior parte das vitaminas está na casca. Raspe-as ligeiramente, apenas.

18. Descascar Chuchu (Testado) - Descasque os chuchus sob a torneira aberta par evitar que seu suco grude nas mãos e manche a pele.

19. Para cozinhar legumes - Pique os legumes antes de cozinhar e cozinhe-os em um mínimo de água para evitar que percam nutrientes.

20. Diminuindo odores - O repolho e a couve-flor ficam com o cheiro mais brando se você puser uma fatia de pão para cozinhar na mesma panela.

21. Cenouras murchas? - Quando encontrar cenouras ou rabanetes murchos na geladeira, coloque-as dentro d’água e voltarão ao normal.

22. Aproveitando talos de brócolis - Para aproveitar bem o brócolis, tire a parte superior da casca dos cabos, descascando-os, até sentir a parte macia e cozinhe-os com as flores.

23. Cogumelos escuros? - Se os cogumelos estiverem um pouco escuros, deixe-os de molho na água com limão.

24. Se você quer ter beterrabas bem vermelhas - Antes de cozinhá-las, coloque-as na água com casca e com 5 centímetros do talo e acrescente 2 colheres de sopa de vinagre.

25. Para deixar a couve-flor bem branquinha - Coloque um pouco de leite na água do cozimento.

26. Para eliminar a baba do quiabo - Lave-o, seque-o e coloque-o inteiro em uma tigela com suco de limão por 15 minutos. Lave, corte-o e cozinhe.


A Respeito de Frutas

1. Poncheira natural (Testado) - Quando for fazer uma festa e não tiver uma travessa apropriada para o ponche ou a salada de frutas, faça uma com uma melancia alongada.

2. Bananas à milaneza- Testado
Para fritar bananas, passe-as primeiro na maisena, depois no ovo e na farinha de rosca.

3. Como comprar laranjas (Testado) - Quando for comprar laranjas para fazer suco, escolha as mais pesadas, pois terão mais suco. O mesmo é válido para os limões e os maracujás.

4. Para coar frutas (Testado) - Use sempre peneira de nylon para coar frutas, pois o ferro as escurece.

5. Como guardar o limão cortado - Se você cortou um limão e não vai usá-lo todo, coloque a metade intocada num pires com vinagre.

6. Cascas de abacaxi (Testado) - Não jogue fora as cascas de abacaxi. Use-as para amaciar carnes.

7. Como impedir que as frutas escureçam? - Se for usar bananas ou maçãs numa torta, salpique suco de limão ou laranja para evitar que fiquem escuras e só corte-as com faca inox.

8. Sumo de limão I - Se mergulhar o limão em água quente durante 15 minutos, antes de o espremer, conseguirá o dobro do sumo.

9. Sumo de limão II - Para que seja mais fácil extrair o sumo de um limão, bata na banca da cozinha sem rebentar. Ou então aqueça o limão no microondas por 1 minuto.

10. Conservar limão - Para conservar o limão por mais tempo guarde-o num frasco de vidro bem fechado.

11. Conservar o abacate descascado - O abacate não ficará preto se for pincelado com sumo de limão.

12. Como saber se o abacaxi está maduro - Para verificarmos se está maduro é necessário verificar a malha, quanto mais aberta, mais esticada estiver, mais maduro. Portanto se estiver “espinhando” ou as malha estiverem pontudas, mais verde. O Abacaxi é um fruto não climatérico, ou seja, não amadurece depois de colhido, não muda seu sabor para mais doce, se foi colhido verde e azedo vai permanecer azedo até apodrecer. Ao puxar a folha e ela soltar pode acontecer de o fruto já estar passando do ponto (fruto velho).

13. Lave bem os figos - Lave bem os figos, pois a poeira branca que se deposita em sua casca é um produto para prevenir pragas.

14. Como descascar pêssegos para doces - Quando for fazer doce de pêssegos, descasque-os mais facilmente fervendo-os por 3 ou 4 minutos em água com bicarbonato.

15. Não utilize abacaxi fresco numa sobremesa com gelatina, use em calda - A fruta possui uma enzima que não deixa a gelatina endurecer. Para amadurecer os abacates rapidamente, enterre-os numa vasilha cheia de farinha branca.

16. Quando você cortar o abacate e usar apenas uma de suas partes - Coloque um pouco de farinha de rosca na superfície da outra parte para não escurecer.

17. O creme de abacate não escurece se for colocado dentro da vasilha - O próprio caroço, ou uma colher de aço inoxidável e guardar na geladeira.

18.Para o abacate cortado não escurecer - Passe uma camadinha bem fina de margarina na superfície da parte cortada.

19.O creme de abacate não escurece - Se você colocar dentro da vasilha o próprio caroço do abacate, ou uma colher de aço inoxidável, e guardar na geladeira.

20.Para dar uma cor rosada à banana em calda (Testado) - Acrescente uma casca de banana ao xarope do cozimento.


Queijos

1. Como conservar o queijo? - O queijo de minas dura mais tempo se for enrolado num pano molhado com vinagre.


Para o Congelamento

1. Se for congelar frango assado - Ganhe espaço no freezer desossando a ave e congelando apenas a carne.

2. Antes de comprar carne para congelar - Pergunte se ela é fresca. Caso tenha sido congelada, não é aconselhável recongelar, pois há risco de que se deteriore com maior facilidade. Nesse caso, cozinhe-a e congele o prato já pronto.

3. Nunca congele carne em grande quantidade ou em pedaços grandes demais - Se a peça estiver inteira, corte em pedaços suficientes para uma ou duas refeições. Para que a carne se conserve por mais tempo, elimine boa parte da gordura e, para não ocupar muito espaço, retire também os ossos.

4. Para o peixe ter um bom congelamento - Você não deve esquecer que o produto tem que ser bem fresco. Passadas mais 24 horas após a sua pesca, não é conveniente congelar o peixe.

5. Saiba como diferenciar um peixe fresco de um congelado - Os dois tem olhos brilhantes, mas no primeiro eles são arredondados e no peixe congelado os olhos ficam fundos.

6. Como congelar leite - Só o leite homogeneizado pode ser congelado. Leve ao freezer na própria embalagem original ou em recipientes de tamanhos variados, de acordo como uso que terá o produto. Descongele em temperatura ambiente.

7. Como congelar manteiga e margarina - Os dois produtos podem ser congelados nas suas embalagens originais. A manteiga com sal fica rançosa com mais facilidade que a não salgada, por isso seu tempo de conservação no freezer é menor. Podem ser descongeladas dentro da geladeira ou em temperatura ambiente.

8. As tortas se conservam perfeitamente no freezer - Principalmente se a massa estiver crua ou apenas pré-cozida.

9. Qualquer tipo de macarrão aceita bem o congelamento - Mas recomenda-se apenas congelar pratos prontos que levem muito molho ou massas que tenham recheio, como canelones, raviólis, lasanhas, etc.

10. Ovos não podem ser congelados inteiros, nas cascas - Congele em separado, claras e gemas ou claras e gemas juntas, mas batidas, acrescidas de sal ou açúcar. Nesse caso, a durabilidade é de 6 a 9 meses.

11. Para congelar aves no freezer deve ser utilizado filme ou saco plástico - Pode ser congelada cozida ou crua. Quando crua deve ser bem lavada. Em pedaços congela-se um a um com filme plástico e coloca-se no saco plástico a quantidade de uma refeição.


Sobre Roupas

1. Botão da camisa quase caindo - Se o botão de sua camisa estiver se soltando, pingue uma gota de esmalte incolor sobre a linha. Em botões de metal, renova o brilho e disfarça arranhões.

2. Gordura na roupa (Testado) - Na hora em que cair uma gordura sobre a roupa, salpique talco sobre a mancha e deixe por alguns minutos, antes de escovar.

3. Chiclete na roupa (Testado) - Passe gelo no local e retire o chiclete quando ele ficar duro.

4. Fixar cor nas roupas (Testado) - Para isso, substitua o amaciante de roupas por ½ copo de vinagre branco na água de enxagüe das roupas.

5. Gordura na roupa - Coloque no local detergente líquido, de preferência incolor. Depois de um tempinho esfregue e lave.

6. Mancha de fruta - Coloque leite morno em cima do tecido seco.

7. Mancha de vinho - Passe uma pedra de gelo no local onde caiu o vinho até que a mancha desapareça.

8. Manchas de batom - Esfregue um pouco de álcool no tecido. Também pode ser benzina.

9. Mancha de café - Lave com água morna e glicerina.

10. Remova manchas de meias brancas - Ferva-as em água com fatias de limão.

11. Mancha de ovo - Lave com água fria, pois a água quente vai fixar ainda mais a mancha. Antes de lavar, use uma pasta de sal (sal com gotinhas de água) sobre a mancha.

12. Mancha de refrigerante - Se deixar cair algum líquido na roupa, como refrigerante, tire-a com água fria. A água morna vai fixar a mancha.

13. Se o zíper encrencar (Testado) - Passe um lápis comum para baixo e para cima. O grafite lubrifica as duas partes e faz com que o zíper passe a se movimentar, sem problemas.


Para o café

1. Conservando o aroma do café (Testado) - Para conservar melhor o aroma do pó de café, junte um pouco de açúcar no pó fresco, antes de colocá-lo em um recipiente fechado.


A respeito das frituras

1. Batata frita crocante (Testado) - Corte-a duas horas antes e coloque-a na geladeira em uma tigela com água e uma colher de sopa de álcool. Para fritar escorra bem. Só salpique sal depois de fritas.

2. Batatas fritas coradas - Batatas fritas ficarão deliciosas se fritas aos poucos sem deixar corar. Na hora de servir, refrite-as em gordura bem quente até ficarem coradas.

3. Fatias de bacon retinhas - Para as fatias de bacon, ou toucinho, não enrolarem ao fritar, molhe antes em água fria.

4. Fritar bacon - Antes de fritar, fure as fatias de bacon com um garfo. Assim elas não encolhem muito.

5. Como acabar com o cheiro de fritura - Experimente colocar um pires com um pouco de vinagre sobre a geladeira ou fogão. Se preferir, coloque pra ferver em fogo baixo, uma panela com água, uma colher de vinagre, canela em pó e cravo. O cheiro de gordura desaparecerá imediatamente.

6. Bolinho frito sem encharcar - Para não encharcar o bolinho frito, colocar algumas gotas de vinagre na massa.

7. Casa sem cheiro de gordura - Para que a casa não fique com cheiro de gordura quando você fritar peixes, coloque na frigideira uma rodela de batata, ela vai absorver todo o cheiro da fritura.

8. Preparar frituras à moda milanesa - Para render e suavizar tudo que for feito, coloque um pouquinho de leite nos ovos batidos.

9. Batatas fritas - Após cortá-las, passar levemente na farinha de trigo e fritar.

10.Batatas fritas sequinhas (Testado) - Para as batatas ficarem sequinhas, é só colocá-las numa panela com água e levar ao fogo para aquecer um pouco sem deixar ferver. Depois frite em óleo bem quente. Coloque o sal só depois de fritas.


Sobre Massas

1. Nhoque, purês e bolinhos de batata (Testado) - Quando for preparar nhoques, purês ou bolinhos, só cozinhe a batata na hora de preparar a receita. Esprema-a ainda quente e junte os ingredientes restantes. Se a batata esfriar, fica mais difícil misturar e a massa fica granulosa.

2. Para cozinhar massas - As massas de macarrão, raviolis, nhoques devem ser cozidas em abundante água fervendo.

3. Massa de pão (Testado) - Para saber se uma massa está devidamente crescida, coloca-se uma bolinha da massa em um copo de água fria. Quando a bolinha subir à tona, está na hora de colocar a massa para assar.

4. Para deixar as panquecas mais leves (Testado) - Acrescente um pouco de cerveja na massa.

5. Pastel mais saboroso - Para dar um sabor especial na massa de pastel feita em casa, misture um pouco de casca de laranja ralada.

6. Pizza mais saborosa - Para a pizza ficar mais saborosa junte uma colher de chá de cebola ralada na massa.

7. Dourando massas - Na falta de ovo para pincelar as massas, substitua-o por um pouco de café bem forte.

8. Para que as panquecas fiquem mais gostosas - Deixe a massa descansar por 30 minutos antes de fritar.

9. Escorra a massa, nunca lave - E coloque o molho quente imediatamente sobre ela, mexendo bem.


Aves

1. Cozinhar galinha - Um garfo de prata dentro da panela ajuda a galinha a cozinhar mais depressa.

2. Fritar frango - Para evitar que o frango frito se pegue à frigideira junte uma colher de farinha ao óleo de fritura.

3. Frango tenro - Para que o frango continue tenro, mesmo quando servido frio, envolva-o em papel de alumínio, depois de o cozinhar.

4. Assar aves sem secar demais - Para evitar que as aves assadas fiquem secas demais, pincele toda a superfície com manteiga ou margarina.

A respeito de Molhos

1. Creme talhado - Se um creme talhar, bata-o no liquidificador, para voltar a ligar.

2. Molhos gordurosos? - Se o molho ficou muito gorduroso, tire com a colher a gordura visível, depois, ponha um pedaço de pão e esquente de novo. O pão chupará parte da gordura.

3. Substitua a maionese por iogurte - Além de engordar menos, é mais saudável e o perigo de intoxicação é menor. O iogurte também pode substituir o creme de leite em algumas receitas.

Muitas dessas dicas foram testadas por mim e algumas foram tiradas de livros de dicas que possuo em casa. Experimente algumas e me diga se deu resultado.


Ervas

1. Manjericão - Erva fina de odor marcante, o manjericão combina muito bem com tomate, berinjela, abobrinha, frango e vitela. Como o calor diminui seu aroma, fica melhor se adicionado no final da receita.

2. Louro - A folha de Louro é um dos componentes do "Bouquet Garni". O Louro combina com sopas, peixe em geral, carnes, frango e terrines.
Geralmente uma folha basta para aromatizar o prato.

3. Cebolinha -
Cortada em pequenas rodelas a cebolinha realça as saladas, os ovos e as omeletes, o queijo branco e os molhos. A cebolinha ajuda também na decoração de pratos.
A cebolinha faz parte das ervas finas junto com salsa e estragão

4. Coentro -
O coentro é uma das ervas mais usadas no nordeste brasileiro. Possui um perfume incomparável, refrescante e de sabor marcante. Combina muito bem com o peixe, frutos do mar, frango e legumes. Suas sementes são usadas para temperar marinadas.

5. Tomilho -
Muito apreciado nas cozinhas européias, o tomilho é um elemento importante do "Bouquet Garni". Seu perfume lembra a "Provence", região da França onde é muito encontrado. Combina muito bem com sopas, molhos de tomate, legumes em geral, carnes vermelhas e terrine.

6. Dill - Com o sabor voltado para o anis, ele combina muito bem com peixes em geral, omeletes, batatas, saladas verdes e creme de leite fresco. Suas sementes são usadas para temperar vinagres, marinadas e pepinos em conserva.

7. Erva Doce - As folhas da Erva Doce combinam muito bem com peixes grelhados ou cozidos em papelote. Este tempero fica delicioso servido com grande variedade de carnes como frango, vitela e outras. O seu aroma doce, como o anis, tempera muito bem saladas, molhos e o creme fresco.

8. Alho - O alho é utilizado em todo o mundo. Seu sabor combina muito com carne, peixes e legumes. O alho tem uma utilização muito ampla na culinária nacional.

9. Azedinha - Um tempero muito usado na Europa durante a primavera, pode ser consumida cozida ou crua. Seu sabor ácido da um toque todo especial nas saladas.

10. Raiz-Forte - A raiz-forte é sem dúvida uma erva picante, seu nome já o diz. Utilizada principalmente para realçar maioneses e molhos que acompanham carnes frias. Também é muito usada na culinária japonesa.

11. Manjerona -
Considerada indispensável na cozinha mediterrânea, a manjerona combina com carnes, tomates, batata e arroz. Muito parecida com o orégano, a manjerona tem um aroma mais fino do que o seu concorrente, associando-se mais facilmente a outras ervas.

12. Menta - A menta é muito usada na Europa para temperar o cordeiro, ervilha e batatas. Em outras regiões ela é usada em saladas, em sorbet, em chás ou simplesmente misturado com queijo de cabra e pepino, como fazem na Grécia.

13. Orégano -
Indispensável no preparo de pizzas, o orégano é o companheiro perfeito do tomate, do pimentão, da berinjela, da abobrinha e das massas. Também combina muito bem com carnes brancas, como a vitela e o peito de frango.

14. Salsa - Conhecida como salsinha, a salsa além de ser decorativa acrescenta cor e sabor aos omeletes, saladas, molhos, purês de batatas, patês e sopas. São encontradas duas variedades da salsa. A salsa crespa, mais decorativa e em forma de buquê, e, a mais comum, a lisa, que é mais aromática e suporta melhor o cozimento.

15. Alecrim -
É certamente uma das ervas mais perfumadas, seu aroma se associa muito bem com o cordeiro, o porco, o frango, a vitela e o fígado. Quando usado fresco, pode servir de decoração.

16. Sálvia - A Sálvia serve para perfumar as carnes, principalmente a carne de porco, o coelho e a vitela. Seu sabor, ligeiramente amargo, combina com legumes secos, queijos e lingüiças. Vai muito bem com carnes grelhadas e com molhos.

17. Estragão - Usado no preparo de molhos, pratos com ovos, frango, saladas e sopas. O estragão tem um gosto picante que ajuda a realçar alimentos sem sabor. Muito usado no preparo de vinagres de vinhos brancos.


Gentileza: Dicas úteis da Helenice

Nenhum comentário: