O Militante das Ordens Inicáticas


Quem é um Pedreiro Livre? É um artesão espiritual, um tijolo do Senhor dos Mundos.

sábado, 18 de junho de 2011

O Aniversário de uma POTÊNCIA!


Lembrado a tempo pela sobrinha Eliana Winckler – uma pessoa ímpar, atuante e ligadíssima nos rumos deste país – incluindo a Maçonaria - trago notícias de uma data maçônica festiva: o Aniversário da Potencia Maçônica mais antiga do Brasil: o Grande Oriente do Brasil.
Tive a honra e a felicidade de ser Exaltado ao Grau de Mestre Maçom no Lavradio, GOB RJ, quando obreiro da Augusta Loja Rei Salomão, 4ª. Uma cerimônia inesquecível.
Parabéns aos confrades do Grande Oriente do Brasil, aos quais envio 3 abraços fraternais.

O Grande Oriente do Brasil (GOB) é a mais antiga Potência Maçônica brasileira (associação de Lojas Maçônicas, também chamada de Obediência Maçônica).
O GOB participou ativamente em momentos cruciais da história brasileira, como a abolição da escravatura e a proclamação da república.
A maçonaria (forma reduzida e usual de francomaçonaria) é uma sociedade secreta de caráter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e corretamente designadas) Lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si."
O Grande Oriente do Brasil (GOB) foi fundado em 17 de junho de 1822, a partir de três Lojas Maçônicas: Comércio e Artes, União e Tranqüilidade e Esperança de Nictheroy.
Seu primeiro Grão Mestre foi José Bonifácio de Andrada e Silva que após a fundação do Grande Oriente do Brasil passou a ser membro da Loja Maçônica Esperança de Nictheroy.
Em 4 de outubro de 1822, veio o segundo Grão Mestre, o então Príncipe Regente e logo depois Imperador D. Pedro I.
Em 1843, instalou-se o GOB no Palácio Maçônico do Lavradio, no Rio de Janeiro.
Em 1960, sua sede administrativa se mudou para Brasília, com sua instalação em 1978 no Palácio Maçônico "Jair de Assis Ribeiro", uma homenagem ao Soberano Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Brasil e do Grande Oriente do Estado de Goiás, chamado de "O Construtor" .
O imponente edifício, suspenso e em formato triangular, possui área construída de mais de 7.800 metros quadrados.
No Brasil, comemora-se o Dia Nacional do Grande Oriente do Brasil, em virtude de sua fundação, em 17 de Junho e o Dia (nacional) do Maçom Brasileiro, em 20 de agosto.

Ao retransmitir esta mensagem favor não retirar os creditos Assessoria de Comunicação da www.redecolmeia.com.br




2 comentários:

Célia disse...

Parabéns por perpetuar essa linda ordem...Sabendo que entre os escombros de uma guerra,obra ou devastação etc...Pode-se nascer uma flor...Que os olhos do criador esteja com todos nós.Fraternais saudações!!!

a queda da perfeição disse...

não sou maçom mas deixo os meus parabéns aos pedreiros livres e quem sabe um dia serei um irmão dessa maravilhosa ordem.