O Militante das Ordens Inicáticas


Quem é um Pedreiro Livre? É um artesão espiritual, um tijolo do Senhor dos Mundos.

sábado, 30 de abril de 2011

Refrigerantes que favorecem tumores cancerígenos

Pesquisa realizada pela Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) com 24 refrigerantes apontou a presença de benzeno, substância cancerígena, em 7 das marcas. O estudo também revelou que as bebidas têm pouquíssimo valor nutricional e muito sódio, o que favorece a ocorrência de hipertensão.

Foram detectados níveis de benzeno acima do recomendável para consumo humano nas marcas Fanta Laranja Light e Sukita Zero. Além disso, Fanta Laranja, Sukita e Grapette em todas as versões apresentaram o corante amarelo crepúsculo, que, segundo especialistas, pode contribuir para o desenvolvimento da hiperatividade em crianças. As amostras destas bebidas continham ainda amarelo tartrazina, com alto potencial alergênico.

Atualmente não há testes oficiais para detectar o benzeno nas bebidas, tampouco limites estabelecidos na legislação – uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de 2007 normatiza apenas os níveis de ácido benzoico (que, junto com o ácido ascórbico, se transforma em benzeno).

Caso na Justiça Brasileira

Fernando de Almeida Martins, procurador da República em Minas Gerais, enviará ofício a Brasília para a realização do novo teste, cujo resultado será anexado a inquérito civil público aberto em agosto. O procedimento laboratorial deve ser solicitado a uma universidade ou órgão competente.

“Queremos confirmar os indícios trazidos pela PRO TESTE”, afirmou o procurador. Se isso ocorrer, o MPF poderá ingressar na Justiça com uma ação civil pública ou tentar um acordo com os fabricantes para ajustes e substituições nos processos de fabricação. “Vamos agir pelo princípio da prevenção. Atuaremos para que refrigerantes com níveis altos de benzeno não estejam mais no mercado. Não aguardaremos a Anvisa ou o Ministério da Agricultura, que poderão ter iniciativas paralelas.”

Além da Sukita Zero e da Fanta Laranja Light, apresentaram benzeno as bebidas Fanta Laranja, Sprite Zero, Sukita, Dolly Guaraná e Dolly Guaraná Diet.

A Anvisa – cuja resolução de 2007 libera o uso de ácido benzoico em até 0,05 g por 100 ml- e o ministério, que registra e fiscaliza os alimentos no país, além das empresas Coca-Cola, Ambev e Dolly, foram notificados para prestar esclarecimentos sobre o benzeno e também sobre os corantes artificiais. Ambos são permitidos no Brasil em pequenas quantidades, mas já foram proibidos em outros países.

A Coca-Cola, detentora da Fanta, defendeu-se dizendo que cumpre a lei e que a quantidade de corantes está especificada na embalagem. O Grapette (Aquarius) informou que todos os ingredientes usados são permitidos. Da mesma maneira, a AmBev, fabricante da Pepsi, Sukita e Soda, disse que segue os padrões da legislação brasileira.

Para a realização da pesquisa, a Pro Teste avaliou as versões tradicional e diet das marcas Aquarius Fresh, Aqua Zero, H2OH, Coca Cola, Dolly Cola e Guaraná, Guaraná Kuat, Pepsi, Sukita, Fanta Laranja, Sprite, Grapette e Soda.

Casos pelo mundo

Estudo recente divulgado na edição de fevereiro do “Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention”, relacionou o consumo de dois ou mais refrigerantes por semana com o aumento do risco do câncer de pâncreas. “Pessoas que ingeriram dois ou mais refrigerantes nesse período tiveram um aumento de 87% no risco de desenvolver esse tipo de câncer, se comparado com indivíduos que não consumiram a bebida”, afirmou o autor da pesquisa Noel T. Mueller.

Retirado do site O Comprimido

Fontes: Proteste, Associação de Consumidores e Revista Abril.

Um comentário:

montagens de fotos disse...

hoje em dia, tudo dá cancêr