O Militante das Ordens Inicáticas


Quem é um Pedreiro Livre? É um artesão espiritual, um tijolo do Senhor dos Mundos.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Curiosidades Maçônicas

Curiosidades Maçônicas decifradas pelo Ir.'. Marcos Guarilha (marcos.guarilha@gmail.com), maçom ligado ao Grupo de Estudos do Rito Shroeder (colegioschroeder@grupos.com.br )

Os 'três pontos' usados, em quase toda a Maçonaria do Universo nas abreviaturas, foram usados pela primeira vez, segundo historiadores franceses, em 12 de Agosto de 1774, pela Grande Loja de França.

A Bandeira de Cuba que, ao lado das cores nacionais, mostra uma estrela de cinco pontas dentro de um triângulo, foi idealizada e executada por Narciso Lopes, membro da Loja 'Estrela Solitária'.

BENEFICÊNCIA

Os Maçons dos Estados Unidos da América(EUA) e do Canadá, contribuem com mais de meio milhão de dólares, diariamente, para a caridade, por intermédio de suas Grandes Lojas. Mais de 60%(sessenta por cento) desta importância é gasta com pessoas que nada têm a ver com Maçonaria.

Historicamente a maçonaria norte-americana nunca perdeu o ritmo da política na sociedade do seu tempo e sempre tem conseguido colocar os seus membros em postos chaves da administração. Em torno de 75% dos presidentes norte-americanos, ou tem sido maçons ou são comprometidos com a maçonaria.

A UNIÃO EUROPÉIA, A OBRA PREDILETA DA MAÇONARIA.

Em 26 de Julho de 1994, Luis Salat, Grão Mestre da maçonaria espanhola afirmava que em torno de '90% das pessoas que propiciaram a União Européia são maçons'. A declaração se realizou durante a inauguração da Loja 'Estrela Matutina' nª 75, composta pôr 20 maçons de poucos anos. Salat declarou que 'os maçons decidiram criar a União Européia no intuito de coibir o absurdo de que, Ingleses, franceses, alemães e outros povos se matem a cada 30 anos'.

Rio Grande do Sul

O Brasão da Bandeira do Rio Grande do Sul teve forte influência maçônica.
Ele foi desenhado originalmente pelo padre Hidelbrando e desenhado em arte final pelo Major Bernardo Pires, que era Maçom e fez toda uma alegoria maçônica ao executar a obra. Os dois foram ilustres farroupilhas.
Os manos poderão conferir, os dizeres são : 'Liberdade, Igualdade, Humanidade',

Na cidade de Gramado existem ruas e travessas com os nomes de uma administração de Loja Maçônica:

Travessa do Orador
Travessa do Hospitaleiro
Travessa do Secretário
Travessa do Arquiteto
Travessa do Chanceler
Travessa do Escocês


Todas são transversais da Rua Acácia Negra, que termina na Praça Cônego das Mercês.
No mesmo bairro, existem ainda, do lado direito da Avenida Coronel Diniz, a Rua do Vigilante, que se cruza com a Rua do Venerável.
E ainda no Bairro Floresta, a Rua Coluna do Norte e a Travessa Hiram.


Maranhão:

Algumas ruas da cidade de Alcântara - Maranhão, são de paralelepípedos brancos e pretos para parecer o piso de uma Loja Maçônica feitos na época colonial.

Nenhum comentário: